Seminário nacional discute direitos humanos no Brasil

Encontro em Brasília reúne sociedade civil, agências de cooperação internacional e órgãos públicos e representantes de governo

Será realizado, nos próximos dias 30 e 31 de março, em Brasília, o Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”. O Seminário tem como objetivo atualizar o debate sobre a realidade brasileira e a importância estratégica do tema dos direitos humanos para o fortalecimento da luta social e a garantia de direitos no Brasil.

Neste sentido, o encontro vai buscar identificar os principais problemas e desafios acerca do tema e da ação em direitos humanos no Brasil, levando em conta a posição do Estado (governo) brasileiro, a atuação da sociedade civil organizada e a relação com parceiros nacionais e internacionais. Além disso, é intenção do evento fortalecer os canais de diálogos e incidência política com órgãos governamentais e instituições públicas responsáveis pela promoção e garantia dos direitos humanos no Brasil. Por fim, os participantes devem definir linhas e estratégias para uma agenda comum, envolvendo os parceiros no escopo de atuação do monitoramento e da implementação dos direitos humanos no Brasil.

Já estão confirmados para o seminário representantes de dezenas de organizações e movimentos da sociedade civil (Cáritas Brasileira; CPT Nacional; CIMI; MAB; CONIC; Pastoral Carcerária; Intervozes; Plataforma DhESCA; FIAN Brasil; Fórum de Mudanças Climáticas; CESE/BA; Centro Gaspar Garcia/SP; CEAP/RS; SOS Corpo/PE; Comissão Pró-Índio/SP; INESC/DF; CAA/MG; GTNM/BA; Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da UFRJ e da UFG).

Representantes de agências de cooperação internacional (Misereor; Pão para o Mundo; Heks e Adveniat) também participarão do seminário e dos debates.

Na manhã do dia 31 de março, estão convidados a participar do seminário para uma interlocução política com a sociedade civil e com as agências de cooperação, representantes de órgãos públicos e de governo, tais como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), Secretaria Geral da Presidência (SGP), Casa Civil e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado Federal.

Serviço

Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”
Quando: dias 30 e 31 de março.
Onde: Sede da Cáritas Brasileira (SGAN Quadra 601 Módulo F – Asa Norte – Brasília/DF – Fone: 3521-0351).
Quem: O seminário é uma realização do Projeto Monitoramento em Direitos Humanos, coordenado pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Europeias e Parceiros Brasileiros (PAD) e Parceiros de Misereor no Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s