Pedagogia da proteção em debate

Oficina sobre a temática será facilitada pelo professor Paulo César Carbonari, em São Luís

Arte: Cesar Teixeira

Arte: Cesar Teixeira

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entidade gestora do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Maranhão (Provita/MA), realizará nas próximas segunda (11) e terça-feira (12), a Oficina “Pedagogia da Proteção no Contexto da Reinserção Social”.

O primeiro dia da atividade é aberto a interessados/as em geral e acontecerá na Sala da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA, Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, nº. 1, Calhau).

Para Nair Barbosa, coordenadora do Provita/MA, “as questões a serem debatidas na oficina vêm inquietando e desafiando os operadores do sistema brasileiro de proteção e visam aprofundar a reflexão e, à luz dessa reflexão, aprimorar e aperfeiçoar a ação política e a intervenção prática das equipes técnicas, bem como sensibilizar membros do Conselho Deliberativo da política no Maranhão e outros parceiros para sua realização no estado”.

Facilitará a oficina Paulo César Carbonari, doutor em Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Bertier (Ifibe), de Passo Fundo/RS, uma das maiores autoridades brasileiras no quesito Direitos Humanos. Ele também é integrante da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo e membro da direção do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

Veja a programação

Dia 11 de maio (segunda-feira)

Manhã
Resgate da discussão sobre a dimensão pedagógica da proteção: fundamentos, aspectos constitutivos e objetivos.
Pedagogia da proteção e reinserção social.

Tarde
Mediações da pedagogia da proteção e os principais desafios enfrentados

Dia 12 de maio (terça-feira)

Manhã
Analise dos instrumentais/procedimentos: em que medida favorecem o diálogo?

Tarde
Construção de estratégias para avançar no sentido de uma ação pedagógica emancipatória.

Deixe um comentário