Café com Direitos Humanos debate violência e combate à tortura

Atividade celebra Dia Internacional de Luta Contra a Tortura e será realizada na Vila Embratel

Divulgação

Há alguns anos, com os objetivos de descentralizar e descontrair as discussões acerca de temáticas diversas em direitos humanos, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) iniciou a realização de atividades denominadas “Café com Direitos Humanos”.

Com algumas edições realizadas em São Luís/MA e Brasília/DF, a proposta é aliar os debates a momentos lúdicos, unindo palestras, debates e rodas de conversa a exposições, shows musicais, recitais poéticos, exibição de filmes, entre outros.

Em São Luís, a próxima edição do Café com Direitos Humanos será realizada amanhã (26), data em que se celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Tortura. Em 1987, na data, entrou em vigor a Convenção contra a tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes; também em 26 de junho, em 2006, foi criado o Comitê Nacional para prevenção e combate à tortura, através de decreto presidencial.

O Café com Direitos Humanos acontecerá às 17h, no Convento das Irmãs da Redenção (Vila Embratel). Na pauta das discussões, além do combate à tortura, a violência que assola as periferias e o extermínio da juventude que habita essas áreas.

“Diversos estudos mostram que o jovem, negro, do sexo masculino, morador das periferias, é o alvo preferencial do número absurdo de homicídios que ocorrem no Brasil todos os anos. Diretamente atrelada a esta questão, está a prática da tortura, em grande parte cometida por agentes públicos, sobretudo em locais de privação de liberdade e vias públicas. É preciso combater esta prática medieval para mudar este quadro trágico”, afirma a advogada Joisiane Gamba, coordenadora do Programa Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.

Na mesma data, o Escritório Brasília/DF da SMDH realizará um Café com Roda de Conversa, enfocando o encaminhamento de casos de tortura sofridos ou presenciados. O evento acontecerá no Coletivo da Cidade (quadra 3, conjunto 11, área especial 2, Setor Norte Estrutural), com a participação do grupo de rap Sobreviventes da Rua.

Em São Luís/MA, haverá exibição de filme sobre a temática, seguida de debate com moradores da Vila Embratel e comunidades vizinhas.

Serviço

O quê: Café com Direitos Humanos.
Onde: Convento das Irmãs da Redenção (Vila Embratel).
Quando: dia 26 de junho (sexta-feira), às 17h.
Quanto: entrada franca.
Maiores informações: (98) 3231-1601, 3231-1897, smdh@terra.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s