Quem se importa com Pedrinhas?

CartaCapital 856. Capa. Reprodução

CartaCapital 856. Capa. Reprodução

Com este título, a edição nº. 856 da revista CartaCapital, de 1º. de julho de 2015, publicou artigo sobre a realidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão, alvo de inspeção recente por parte das entidades peticionárias da denúncia do Estado brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, por conta da crise instalada no local em 2013, ano em que 60 detentos foram assassinados em Pedrinhas, alguns deles decapitados.

O texto é assinado pelos advogados Joisiane Gamba, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Luís Antonio Pedrosa, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Custódio, da Conectas Direitos Humanos, e Sandra Carvalho, da Justiça Global.

“Pedrinhas, famosa pela violência das rebeliões, continua um dos maiores exemplos de como a brutalidade do sistema prisional brasileiro é pensada, premeditada e calcada na sistemática violação de direitos”, diz trecho do texto. “A conclusão inquietante e inquestionável: a Constituição e as normas internacionais de direitos humanos continuam peças de ficção por lá”, continua.

Leia e baixe a íntegra da matéria aqui.

Anúncios

One thought on “Quem se importa com Pedrinhas?

  1. Excelente matéria! Parabéns, uma vez mais, à SMDH pela visibilidade dada a brutalidade do sistema carcerário de Pedrinhas, cujas desumanidades não podem ficar ocultadas em seus muros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s