Criada no DF delegacia especial de repressão aos crimes de discriminação

delegacia_df

A cerimônia ocorreu no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O governo do Distrito Federal realizou, na última quinta-feira (21), a assinatura do decreto que cria a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes de Discriminação Racial, Religiosa, Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência.

A implementação da delegacia especial ocorre em um momento que a população do Distrito Federal enfrenta diversas ações criminosas motivadas por discriminação e ódio. O evento coincide – de forma oportuna – com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado desde 2007 no dia 21 de janeiro.

“No ano passado, mais de três terreiros de religiões afro-descendentes foram queimados na região. A criação desta delegacia representa o reconhecimento do estado frente uma questão que está presente na sociedade brasileira, e especialmente em Brasília, em razão da segregação socioespacial e cultural que existe na cidade”, aponta Jorge Augusto Bezerra, assistente-social da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e conselheiro do Conselho Distrital de de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH).

“Assim como ocorre nas delegacias especializadas ao atendimento de mulheres, existe também a necessidade de que crimes envolvendo racismo, intolerância religiosa, homofobia, discriminação contra pessoa idosa ou com deficiência sejam acolhidos de forma a atender suas especificidades e necessidades”, destaca o conselheiro.

Estiveram presentes na cerimônia representantes da comunidade religiosa de matriz afro-descendente, de outras religiões, bem como o movimento negro e LGBT, além de outros representantes da sociedade civil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s