Dossiê Defensores de Direitos Humanos – Maranhão

capa_dossie

O Dossiê Defensores de Direitos Humanos foi divulgado nesta sexta-feira (11) pela SMDH. Leia do documento no link que está no final do texto.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), desde sua fundação,  tem atuado com temáticas relacionadas ao direito à terra e ao território de comunidade tradicional, ao meio ambiente, segurança pública e justiça, sistema de proteção e monitoramento aos direitos humanos, fortalecendo a luta pela promoção, proteção, defesa e reparação de direitos humanos.
Nesse contexto, o Projeto Contra Violência, pela Vida com Direitos surgiu do acúmulo de discussões da SMDH, em conjunto com outras organizações, no sentido de enfrentar o agravamento da violência contra os movimentos sociais e defensores/as de direitos humanos no Maranhão, tendo contado para o seu desenvolvimento com o apoio da União Europeia.

Dentre as principais atividades desenvolvidas foram por este projeto, encontra-se o Dossiê Defensores de Direitos Humanos – Maranhão, que apresenta casos emblemáticos de defensores de direitos humanos ameaçados no estado do Maranhão.

O objetivo principal deste trabalho é apresentar como o processo de criminalização dos defensores de direitos humanos vem se dando no estado do Maranhão. A ampla divulgação das violações sofridas é uma das estratégias de proteger os defensores, assim como para dar visibilidade ao importante papel que desenvolvem na promoção e defesa dos direitos.

Dossiê Defensores de Direitos Humanos – Maranhão

 

Anúncios