Violência no Maranhão – mortes matadas e letalidade policial

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) coloca à disposição da população maranhense os dados iniciais do monitoramento das mortes violentas, bem como da violência e letalidade policial e no sistema prisional, através da divulgação de tabelas e gráficos que serão atualizados periodicamente neste site.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Monitoramento da realização de Direitos Humanos no Maranhão: construção do Informe da sociedade civil”, desenvolvido em parceria com pesquisadores e organizações sociais, visando o levantamento e produção de informações qualificadas em torno da dialética de violação/garantia de direitos humanos no Maranhão, com vistas a subsidiar o debate na sociedade, a elaboração de políticas públicas, bem como processos políticos de resistência e luta.

Elaborados pela equipe da SMDH, as tabelas e gráficos foram construídos com base nos relatórios mensais da SSP-MA sobre crimes violentos e outras mortes na grande São Luís, em informes divulgados pelo governo estadual, além da pesquisa sistemática em jornais, blogs e portais da internet.

Chamamos atenção para o balanço inicial das mortes violentas nos 100 primeiros dias do ano na grande São Luís, onde constatou-se a redução de apenas 0,32% das mortes (311 em 2014, caindo para 310 em 2015), uma queda insignificante. Entretanto, no mesmo período, os homicídios decorrentes de intervenção policial subiram 90,9% (de 11 mortes em 2014 para 21 em 2015), o que corrobora as denúncias feitas sobre o aumento da violência policial.

Por outro lado, esses números contrastam com os dados oficiais, apontando para a continuidade da “maquiagem” e ocultamento das estatísticas criminais pelo governo estadual, tema já denunciado na revista Catirina. É preciso garantir, de fato, a transparência da informação, assim como reformular o sistema de estatísticas.

Neste momento, serão divulgados apenas dados parciais, os quais serão detalhados, consolidados e analisados em relatório a ser divulgado no mês de maio de 2015, como fruto de um seminário estadual de monitoramento de políticas públicas.

1 - Violencia e Letalidade policial - MA 2015

2 - Violencia e Letalidade nas prisoes - MA 2015

3 - Mortes por intervencao policial - RM Sao Luis 2013 a 2015

4 - Mortes violentas na Grande Sao Luis - 100 dias 2013 a 2015

5 - Mortes por intervencao policial na Grande Sao Luis - 100 dias 2013 a 2015

Anúncios

One thought on “Violência no Maranhão – mortes matadas e letalidade policial

  1. Pingback: SMDH divulga dados parciais sobre violência e letalidade policial no Maranhão em 2015 | SMDH

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s